Notícias

Fórum de Representação Sindical promove ações pelo fortalecimento da EMATER

Equipe busca debater a personalidade jurídica da ASCAR-EMATER/RS e a situação orçamentária, além de defender os trabalhadores e buscar o fortalecimento da entidade. Com o SENGE, SEMAPI, SIMVET e SINTARGS integram o grupo, que tem também o apoio de associações ligadas à instituição.

Com o intuito de reforçar e proteger a EMATER, os diretores Nelso Portelinha e César Henrique Ferreira têm participado, nessa semana, de uma série de ações que estão sendo realizadas pelo Fórum de Representação Sindical. O grupo foi criado com o objetivo de debater a personalidade jurídica bem como a situação orçamentária da ASCAR-EMATER/RS, além de defender os trabalhadores e buscar o fortalecimento da instituição. O Fórum conta com a participação do SENGE, SEMAPI, SIMVET e SINTARGS.

Na terça-feira (8), os diretores e demais integrantes do Fórum estiveram reunidos com o Procurador Assessor Luciano Juárez Rodrigues, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Ele faz parte do Grupo de Trabalho (GT) encarregado de discutir a personalidade jurídica da Instituição. Ainda na terça, o Fórum debateu uma nova campanha em defesa da EMATER, seus trabalhadores e a agricultura familiar, a S.O.S. EMATER: Desenvolvimento Econômico e Social, só com Extensão Rural, que será lançada na quinta-feira (17).

O terceiro encontro do dia foi na Assembleia Legislativa, em visita aos deputados ligados à Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. O deputado Elton Weber (PSB) ficou de encaminhar uma proposta de espaço de fala do Fórum na reunião da Comissão, que acontece nas quintas-feiras.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural, deputado Jeferson Fernandes (PT), também já havia proposto a construção conjunta de uma nova alternativa para a EMATER.

O movimento também tem o apoio das associações ligadas à instituição: Associação das Extensionistas Sociais Rurais do Rio Grande do Sul (AESR), Associação dos Servidores da ASCAR/EMATER-RS (ASAE), e da Associação Gaúcha dos Classificadores (AGC).

 

Imprima esta página