Governadora destaca gestão da Sulgás e lucro de R$ 70,21 milhões em 2009

Governadora recebe parcela estadual do lucro da Sulgás, no valor de R$ 32 milhões

Ao receber a parcela estadual de R$ 32,3 milhões dos lucros da Sulgás, em 2009, nesta segunda-feira (05), no Posto Pirapuá Ipiranga, em Porto Alegre, a governadora Yeda Crusius afirmou que a estatal ultrapassou as metas estipuladas no contrato de gestão e atingiu um dos seus melhores resultados no ano passado. "Este cheque é o maior até hoje porque a Sulgás tem cumprido e ultrapassado as metas elaboradas em conjunto com o Governo no contrato de gestão", comemorou. Em 2009, a Sulgás alcançou lucro total de R$ 70,21 milhões.

De acordo com a governadora, o resultado da Companhia é capaz de ajudar o Estado a financiar a perenização do Rio Santa Maria. "Esse valor é quase o que precisamos para colocar o túnel e os canais que vão perenizar o rio", explicou a governadora, ao destacar que a medida dará acesso à água em épocas de seca para uso humano, animal e de irrigação.

Yeda conversou com motoristas, conheceu o funcionamento do sistema de gás natural e tomou café na loja de conveniência do posto, um dos 70 estabelecimentos gaúchos que fazem abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV).

Para o presidente da Sulgás, Antônio Gregório Goidanich, o desempenho em 2009 foi satisfatório porque a empresa conseguiu aproveitar e repassar aos clientes as vantagens obtidas nos leilões de curto prazo de gás natural da Petrobras. "Ao aproveitar as oportunidades e repassar a eficiência para aproveitamento dos clientes, comprovamos que estamos adaptados à política de gestão do Governo", frisou Goidanich.

O restante do lucro será dividido entre a Petrobras e a companhia, que usará os recursos em investimentos para melhorar a qualidade do serviço.

No ano passado, o resultado da Companhia superou em 49% o valor de R$ 47 milhões alcançado em 2008. A retomada do crescimento industrial e das adaptações de veículos para o GNV e o aumento da carteira de clientes no mercado residencial impulsionaram os investimentos.

O número de clientes operando com gás natural também aumentou para 900, e o de municípios atendidos, para 33. A malha de distribuição da Sulgás chegou a 482 quilômetros. A empresa é responsável pela comercialização e distribuição de gás natural canalizado no Estado.

Gestão

Em 2009, a contratação de novos colaboradores por meio de concurso público marcou nova etapa do plano de expansão dos negócios da empresa. A Sulgás iniciou o processo de reforma de sua infraestrutura, implementou o Plano de Previdência Privada, fez a revisão da matriz salarial e criou uma metodologia para o cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Realizou ainda as primeiras ações para adesão ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP).

Fonte: Portal do Governo do Estado do RS