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Gestão Estratégica de Negócios: sócios do SENGE têm desconto especial

Convênio firmado com a PUCRS garante aos sócios em dia com o Sindicato desconto de 25% em curso de pós-graduação desenvolvido especialmente para engenheiros.

O Sindicato dos Engenheiros firmou convênio com a PUCRS para realização do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios voltado especialmente para profissionais das áreas da engenharia.

A iniciativa é uma resposta à demanda surgida na própria categoria diante de um mercado cada vez mais exigente em matéria de especialização e qualificação.

Os sócios do SENGE-RS, em dia com a Contribuição Social 2010, têm garantido desconto de até 25% no valor das mensalidades.

As inscrições podem ser feitas pela internet e as aulas iniciam em abril.

Para mais esclarecimentos, ligue para (51) 3230.1635 ou envie e-mail para gerencia.office@senge.org.br

Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Negócios

1. OBJETIVOS

O Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Negócios tem por objetivo proporcionar ao participante o desenvolvimento de uma capacidade gerencial com visão estratégica em diversas áreas, tais como gestão de pessoas, finanças, operações, marketing, planejamento e empreendedorismo. De forma específica o curso visa:

a) Capacitar o participante a identificar, analisar, organizar e controlar as informações organizacionais.

b) Proporcionar aos alunos conhecimentos para uma maior eficiência no processo decisório de gestão.

c) Conhecer as melhores práticas de gestão através dos aspectos comportamentais, de gestão e desempenho organizacional, instrumentais e estratégicos.

d) Ressaltar a importância de uma visão organizacional sistêmica e estratégica, estampada nas inter-relações existentes.

2. PÚBLICO ALVO

O Curso se destina aos profissionais de nível superior dos mais variados ramos de atividade com interesse em temas, conceitos e técnicas relativas à administração.

Os perfis esperados são: profissionais com interesse gerencial ou com perfil empreendedor que tenham assumido ou possuam perspectivas de assumir cargos gerenciais em suas empresas; profissionais da Administração que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre gestão estratégica; profissionais de formação variada que desejam qualificar seus conhecimentos sobre gestão, bem como profissionais com experiência na área de gestão que desejam atualizar seus conhecimentos acadêmicos sobre o tema.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

DISCIPLINA: Desenvolvimento Intra e Interpessoal e Gestão de Carreira -
CARGA HORÁRIA: 1 Crédito (15 horas/aula)
PROGRAMA: Compreensão dos processos envolvidos na dinâmica das relações interpessoais: comunicação intra e interpessoal, auto e hetero-percepção, empatia, saber ouvir, auto-estima, prática do feedback no relacionamento interpessoal. Vivência de metodologias para o aprimoramento da competência interpessoal. Decisões de gestão de carreira como parte do desenvolvimento pessoal.

DISCIPLINA: Desenvolvimento de Lideranças, Negociação e Gestão de Equipes
CARGA HORÁRIA: 1 Créditos (15 horas/aula)
PROGRAMA: Discussão das principais teorias e modelos que explicam o fenômeno da liderança e o processo de negociação no âmbito empresarial. Desenvolvimento das habilidades e atitudes necessárias para o bom exercício da liderança e da negociação.
Discussão acerca dos elementos fundamentais capazes de explicar o comportamento dos indivíduos, dos grupos e das organizações sociais. Orientações práticas de como liderar pessoas, melhorar o funcionamento das equipes e aumentar o desempenho organizacional.

DISCIPLINA: Gestão da Criatividade e Inovação Organizacional
CARGA HORÁRIA: 1 Crédito (15 horas/aula)
PROGRAMA: Discussão acerca das diferentes teorias capazes de explicar as mudanças organizacionais, assim como as fontes de resistência à mudança que costumam ser enfrentadas durante este processo. Apresentação de modelos de intervenção capazes de provocar mudanças bem sucedidas, assim como estratégias de desenvolvimento organizacional e aprendizagem. Análise dos diferentes tipos e estratégias de inovação para alavancagem organizacional, bem como a gestão do processo inovador adotado pelas empresas.

DISCIPLINA: Gestão de Projetos
CARGA HORÁRIA: 2 Créditos (30 horas/aula)
PROGRAMA: Apresentação e debate sobre conhecimentos, metodologias, ferramentas e técnicas utilizadas para planejar, administrar e executar com sucesso o ciclo de vida de projetos. Além das práticas tradicionais, são contemplados tópicos emergentes e atuais sobre a gestão de projetos.

DISCIPLINA: Gestão de Operações e Processos Produtivos
CARGA HORÁRIA: 2 Créditos (30 horas/aula)
PROGRAMA: As estratégias e a eficiência das operações como diferencial competitivo. O relacionamento da área de operações com as outras funções empresariais. O conhecimento necessário ao desenvolvimento, organização, planejamento e controle das operações e processos produtivos.

DISCIPLINA: Gestão de Pessoas e Gestão por Competências
CARGA HORÁRIA: 2 Créditos (30 horas/aula)
PROGRAMA: Principais conceitos, teorias e pesquisas relacionadas à gestão de pessoas, analisando as práticas adotadas por organizações bem-sucedidas no gerenciamento de sua força de trabalho. As políticas e procedimentos adotados nos diferentes subsistemas de recursos humanos e os impactos das últimas tendências nesta área da administração, destacando a gestão por competências.

DISCIPLINA: Gestão do Conhecimento
CARGA HORÁRIA: 1 Crédito (15 horas/aula)
PROGRAMA: Conceitos relacionados com Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Gestão do Conhecimento: relação com outros tópicos. Elementos da Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional: pessoas, tecnologia da informação e organização. Processo de Gestão do Conhecimento. Mensuração da Gestão do Conhecimento.

DISCIPLINA: Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle Financeiro
CARGA HORÁRIA: 2 Créditos (30 horas/aula)
PROGRAMA: Os principais aspectos financeiros das organizações modernas e a interpretação dos demonstrativos financeiros, englobando cálculos e modelos teóricos, que ofereçam suporte para a tomada de decisões gerenciais relacionadas com planejamento, análise e controle das finanças organizacionais. Aspectos relacionados à alocação dos recursos financeiros com vistas à otimização do desempenho organizacional e a obtenção dos resultados em curto e longo prazos.

DISCIPLINA: Gestão Estratégica de Custos
CARGA HORÁRIA: 2 Créditos (30 horas/aula)
PROGRAMA: Conceitos fundamentais e métodos de custeio, incluindo custos para análise e formação de preços de venda, custos para decisões especiais e relações custos-volume-lucro. Custo no conceito de gestão econômica (resultado econômico) e custos no conceito do ABC (custeio por atividade e análise de valor).

DISCIPLINA: Mercado de Capitais
CARGA HORÁRIA: 2 Créditos (30 horas/aula)
PROGRAMA: Atribuições e funcionamento das instituições que integram o Mercado de Capitais brasileiro e internacional. Desenvolvimento de competências para a tomada de decisões quanto aos aspectos sistêmicos associados ao mercado de capitais. O processo financeiro decisório atual e os procedimentos adotados em relação à avaliação dos ativos no mercado.

DISCIPLINA: Gestão de Processos Empresariais e Indicadores de Desempenho
CARGA HORÁRIA: 2 Créditos (30 horas/aula)
PROGRAMA: Os sistemas de informação e as técnicas e ferramentas para melhoria e otimização dos processos empresariais, tais como: melhoria contínua, benchmarking, reengenharia e ferramentas para solução de problemas. A lógica de indicadores de desempenho como elemento para a operacionalização e desenvolvimento dos processos empresariais.

DISCIPLINA: Planejamento Estratégico e Estratégia Competitiva
CARGA HORÁRIA: 2 Créditos (30 horas/aula)
PROGRAMA: Elaboração do planejamento estratégico a partir de análise detalhada do meio ambiente e fatores internos da organização, considerando as limitações e vantagens dos modelos propostos pelos principais autores e das principais ferramentas de análise ambiental e implementação para esse fim.

DISCIPLINA: Gestão Estratégica de Marketing
CARGA HORÁRIA: 2 Créditos (30 horas/aula)
PROGRAMA: Objetiva oferecer um entendimento aprofundado de Marketing, estudando seus conceitos fundamentais e descortinando as várias perspectivas que a área oferece para o sucesso das empresas.

DISCIPLINA: Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios
CARGA HORÁRIA: 2 Créditos (30 horas/aula)
PROGRAMA: Análise das atitudes, habilidades e comportamentos do empreendedor que inicia novos negócios ou daquele que gera mudanças e inovações em empresas já estabelecidas. Desenvolvimento de uma reflexão acerca das principais particularidades e dificuldades da gestão de pequenos negócios, analisando as diferentes áreas da administração a luz desta realidade. Discussão acerca das características e competências requeridas para um gestor de um pequeno negócio, assim como os desafios que ele deverá enfrentar.

4. Professores:

André Hartmann Duhá
Bernardo Fonseca Nunes
Carlos Vicente de Souza
Claudio José Müller
Daniel Garcia Haro
José Ignácio Jaeger Neto
Naira Maria Lobraico Libermann
Peter Bent Hansen
Roberto Lima Ruas
Rogério Ventura Villela
Stefânia Ordovás de Almeida

5. Valor:

Para alunos sindicalizados do SENGE R$ 8.840,00 (1 + 16 de R$ 520,00),
Para alunos não sindicalizados R$ 11.730,00 (1 + 16 de R$ 690,00).

6. Informações e inscrições:http://www.pucrs.br/face/cursoslatosensu/gestao-negocios/

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