SENGE se destaca na qualificação para Energia Eólica

Sindicato SENGE assume protagonismo na formação de profissionais, ao receber em sua sede para curso de especialização um grupo de analistas da Caixa Econômica Federal provenientes de 10 estados da União, e responsáveis pelo exame de projetos e concessão de financiamentos oficiais ao setor.

Curso encerrou com visita técnica ao Parque Eólico de Osório

Sindicato SENGE assume protagonismo na formação de profissionais, ao receber em sua sede para curso de especialização em energia eólica, um grupo de analistas da Caixa Econômica Federal. Provenientes de 10 estados da União, eles serão responsáveis pelo exame de projetos e concessão de financiamentos oficiais ao setor.

A energia eólica vem assumindo crescente importância no cenário energético brasileiro, já que o modelo adotado no país prega a diversificação e descentralização das fontes. Assim, a alternativa apresenta-se especialmente interessante dada a complementaridade que oferece à matriz principal, hídrica. Além disso, agrega outros fatores, como os aspectos ambientais (baixo impacto), técnico (abundância de ventos), financeiros (financiamentos) , entre outros.

Como disciplina, a energia eólica precisa ser ainda melhor consolidada, pois seu conteúdo técnico envolve diversas áreas do conhecimento como a engenharia elétrica, mecânica, civil, ambiental, e até mesmo a economia e a administração. Ciente desta diversificação, o SENGE-RS busca através desse curso abordar todos os conceitos atinentes ao tema num programa único.

Depois da primeira edição em 2009, surgiu forte demanda pela realização de novos cursos, sendo que o próximo está previsto para junho. O que encerrou na sexta-feira dia 5 foi destinado aos analistas da Caixa responsáveis pelo exame de futuros pedidos de financiamento a serem encaminhados ao banco que já disponibiliza significativa linha de crédito ao setor.

Segundo o Diretor Administrativo do SENGE-RS, Engenheiro Jorge Gomes, a sistematização destes cursos de qualificação aqui no Sindicato “confirma a vanguarda do Rio Grande do Sul no cenário nacional e o protagonismo da nossa entidade quando o assunto é energia eólica”.

Para 2010, o Sindicato está ampliando as parcerias com as universidades. Prova disso é o convênio firmado com a PUCRS para a realização do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios.