• O nó da infraestrutura - Por Cylon Rosa Neto

Em artigo publicado na edição de 29/12/2009 do Jornal do Comércio, o presidente da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, Cylon Rosa Neto, destaca a importância estratégica do Fórum de Infraestrutura do Estado instalado na Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa, cuja continuidade em 2010 estará a cargo das entidades da Área Tecnológica.

• Diretor da Abinee confirma carência de engenheiros no país

A tradicional coluna Painel Econômico do Jornal de Comércio de 29/12/2009, assinada pelo jornalista Danilo Ucha, reitera dados publicados na edição 101 de O Engenheiro, que dão conta da falta de engenheiros de todas as especialidades em todo o país.

• Demanda de energia deve crescer 9,4% em 2010

Depois de amargar queda de 1,1% no consumo de energia de 2008 para 2009 por conta da retração da atividade econômica, o país deverá experimentar um salto de consumo em 2010 e elevar a demanda em 9,4% ante 2009.

• Vendas de material para construção sobem 0,64%

As vendas de materiais de construção registraram crescimento de 0,64% em novembro na comparação com o mesmo período de 2008, de acordo com índice divulgado nas vésperas do Natal pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

• Homenagem na Assembleia Legislativa

Em nome do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul, o presidente José Luiz Azambuja foi homenageado pela Assembléia Legislativa com a Medalha da 52ª Legislatura, pela passagem do Dia do Engenheiro

• Pós-graduação: nova pareceria SENGE-RS e PUCRS

A nova parceria firmada entre o Sindicato dos Engenheiros e a PUCRS para a realização do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios foi lançada na Semana do Engenheiro 2009, celebrada entre 7 e 11 de dezembro

• Brasil fica para trás na preparação de talentos

Artigo da jornalista Stela Campos publicado no Valor Econômico reconhece que o problema está na falta de investimentos e no reduzido número de pesquisadores, não na estrutura das Universidades.

• Proeng promove terceira turma do Curso de Gestão de Projetos Industriais

A Proeng está com inscrições abertas para a Terceira turma do curso de Gestão de Projetos Industriais, a ser realizado nos dias 20, 21, 26 e 27 de janeiro de 2010, em Porto Alegre/RS.

• SENGE-RS recebe homenagem da Assembleia Legislativa

O Sindicato dos Engenheiros no Rio Grande do Sul (SENGE-RS) recebe nesta segunda-feira, 21/12, homenagem da Assembleia Legislativa pela passagem do Dia do Engenheiro.

• Semana do Engenheiro 2009 é comemorada com atividades e otimismo

A Semana do Engenheiro 2009 encerrada na sexta-feira (11/12), Dia do Engenheiro, apresentou um ciclo de palestras dirigido à comunidade acadêmica, profissionais e empresários do estado. Pela primeira vez, a programação de eventos foi realizada em conjunto pelo SENGE-RS, Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS), Sindicato dos Arquitetos do RS (SAERGS), Instituto de Arquitetos do RS (IAB-RS) e Conselho Regional de Engenharia (CREA-RS). A ação buscou, além de informar, mobilizar e unir a categoria no sentido da estimular a qualificação e a integração dos seus profissionais com as entidades. Durante as atividades, foi destacado o bom momento por que passam as engenharias no País, e as perspectivas para os próximos anos em função dos indicadores positivos para o crescimento econômico. A prova é o retorno do interesse dos vestibulandos aos cursos da área tecnológica, que só na PUCRS cresceu quase 50% de 2006 para 2008. Além da projeção do PIB e a superação da crise internacional, os projetos do Plano de Aceleração da Economia (PAC), do Pré-sal, e os investimentos para a Copa do Mundo e Olimpíadas fortalecem este entendimento.