17/08/2022

SENGE na abertura do III Seminário Tecnológico de Engenharia Civil do Alto Uruguai

Na terça-feira (16) o diretor regional do SENGE, Nilton Cipriano Dutra de Souza, participou da abertura do III Seminário Tecnológico de Engenharia Civil do Alto Uruguai. O evento é realizado pelo curso de Engenharia Civil da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Presentes também na cerimônia a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Cristina Vitorino da Silva, o diretor acadêmico, Adilson Luís Stankiewicz, e o representante do CREA, professor Glênio Rigoni.

A palestra de abertura do Seminário foi realizada pelo engenheiro civil Sérgio Stolovas, uruguaio radicado em Chapecó, Santa Catarina, que falou sobre a relação do ser humano e as estruturas. Stolovas, que participa de projetos na América do Sul, Inglaterra, Oriente Médio, além de outros países, esclareceu que o engenheiro é, antes de tudo, um ser humano e tem uma certa concepção de como se deve fazer as estruturas e a maneira de interpretar de como ela funciona. “Também deve pensar que está projetando espaços para serem ocupados por outros seres humanos e que serão submetidos a efeitos gravitacionais. Por essa razão, deve priorizar no conforto a ser proporcionado pelo resultado de seu trabalho”, destacou.

Além disso, disse que a tecnologia está cada vez mais presente, pois muitos avanços aconteceram nos últimos tempos e não existe nenhuma norma que acompanhou essa evolução. “A nossa responsabilidade é formar novas gerações do ponto de vista técnico sem esquecer o lado científico já que estamos num mundo que está mudando e devemos seguir regras e adequar-se às novas realidades”, esclareceu.

A programação ainda conta com a realização de minicursos, palestras sobre “Os Desafios e Aplicações do Concreto de Ultra e Alto Desempenho”, com Roberto Christ;  “A Produção, Características e Viabilidade Técnica do Concreto Autorregenerante”, com Fernanda Pacheco;  “Projeto de Recuperação e Substituição dos Cabos da Ponte Pênsil de São Vicente, São Paulo”, com Rafael Timermann; e “Contribuição para a Prevenção e Reabilitação do Diagnóstico de Danos em Estruturas de Concreto”, com Enio Pazini Figueiredo.

O Seminário, que se encerra nesta quinta-feira, tem o patrocínio da Qualify Laboratório de Concreto e Materiais, e apoio do IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto) e ALCONPAT Brasil (Associação Brasileira de Patologia das Construções).

*Com informações da ASCOM/URI