17/01/2023

Reunião dos presidentes do SENGE e da EMATER

O presidente do SENGE, Cezar Henrique Ferreira, acompanhado pelo diretor de Apoio e Qualificação Profissional, Dulphe Pinheiro Machado Neto, compareceram na sede da EMATER na tarde desta segunda-feira (16) para uma reunião com o presidente Christian Wyse de Lemos, empossado em dezembro passado.

O encontro, que contou com a presença do diretor técnico Alencar Rugeri, serviu como aproximação entre as gestões diante da significativa pauta de interesse de ambas as instituições e do quadro técnico representado pelo Sindicato.

A primeira parte da reunião envolveu a apresentação das principais realizações de cada uma das entidades e dos desafios ambas têm pela frente. Ao tratar da celebração dos 80 anos do SENGE, o presidente Cezar Henrique destacou a trajetória histórica do Sindicato em defesa da ASCAR/EMATER, da própria extensão rural no Rio Grande do Sul e dos temas pertinentes à agricultura familiar no estado.

Por sua vez, Christian de Lemos demonstrou grande interesse pelas potencialidades de desenvolver um amplo plano de qualificação permanente das equipes a partir de um trabalho em conjunto com o SENGE, principalmente envolvendo a capacitação inicial de novos funcionários.

Neste sentido, Cezar Henrique lembrou da importância fundamental, tanto para a empresa quanto para as carreiras, e principalmente para as famílias atendidas, da excelência profissional dos ocupantes de cargos de gestão. Segundo ele, formação adequada, competência, experiência e perfil, “são requisitos imprescindíveis para qualquer gestor e na EMATER não seria diferente”.

Outro ponto importante da agenda, foi o encaminhamento feito pelos representantes do SENGE relativo ao passivo trabalhista em favor dos engenheiros da ASCAR/EMATER originados na ação liderada pelo Sindicato e transitada em julgado desde 2015. A chamada Ação 135 envolve o pagamento do salário-mínimo profissional para os engenheiros na empresa. Ao reiterar o grau de dificuldades enfrentadas pelos colegas envolvidos na ação, todos aposentados e já desligados, muitos dos quais já falecidos, Cezar Ferreira destacou que o passivo fica maior a cada dia, “sem falar nas consequências ainda mais onerosas que acarretaria uma execução judicial imediata da penhora de 20% dos valores repassados mensalmente pela EMATER para a ASCAR”.

O presidente Christian demonstrou conhecimento detalhado da questão e sabe também da relevância e das implicações envolvidas. Garantiu que está empenhado em encaminhar o assunto com vistas ao fechamento de um acordo definitivo e solicitou uma proposta do SENGE para poder encaminhar o assunto junto aos órgãos competentes.