28/06/2022

Planejamento Estratégico é apresentado a todos os membros da Diretoria

As diretrizes do Planejamento Estratégico da gestão 2020-2023 foram apresentadas a todos os membros das diversas instâncias diretivas do Sindicato, pela Diretoria Executiva do SENGE, em reunião realizada no último sábado (25) em Bento Gonçalves.

Inicialmente, coube ao presidente Cezar Henrique Ferreira apresentar o Mapa Estratégico de Gestão, organizado a partir de quatro perspectivas: Econômico-financeira; Processos Internos; Associados/Parceiros e Sociedade e Crescimento e Aprendizagem, que conduzem ao desdobramento e consolidação de diversos Objetivos Estratégicos da instituição. Da mesma forma, os diretores presentes conheceram os termos do “propósito” a ser adotado pelo Sindicato:

“Representar e valorizar os engenheiro(a)s e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associado(a)s e da sociedade”.

Também foi apresentada as versões atualizadas da Missão, Visão e Valores que norteiam a gestão:

Missão

Organizar, defender, apoiar e promover os interesses coletivos e individuais dos profissionais representados pelo SENGE nas suas relações de trabalho e oferecer condições para a qualificação profissional e qualidade de vida, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Visão

Se manter como entidade referência para os profissionais da área tecnológica, em benefício da sociedade.

Não ter vinculação político partidária;
Tomar decisões diretivas coletivamente;
Desenvolver a atividade sindical e de dirigente sem personalismo;
Representar o engenheiro é tarefa indelegável;
Nortear todas as ações por princípios éticos, transparência e busca permanente da sustentabilidade da entidade;
Buscar a excelência no atendimento e prestação de serviços.

Na segunda parte dos trabalhos, o vice-presidente e ex-presidente do Sindicato, José Luiz Azambuja apresentou um balanço geral dos desafios que se apresentam tanto à categoria representada quanto à nossa entidade. Destaque para as consequências que a Reforma Trabalhista impôs às relações de trabalho, os rumos que se apresentam ao Movimento Sindical, o quadro político-institucional vigente e os desafios que o SENGE e a Federação Nacional dos Engenheiros devem enfrentar no curto e médio prazo.

Na sequência, o ponto alto da reunião, no qual os colegas presentes, liderados pela Diretoria Executiva e pelos consultores Sandro Camargo e Felipe Nardi, se reuniram em grupos para analisar os objetivos estratégicos e alinhar planos de ações a serem implementados pela gestão.

Para o presidente Cezar Henrique Ferreira, a reunião foi fundamental para validar o trabalho executado pela gestão e equipe de profissionais das áreas de Qualificação Profissional, Financeira, Administração e Serviços, Tecnologia da Informação, Comunicação, Jurídica e RH.

Segundo ele, o Sindicato conseguiu, apesar da pandemia e do distanciamento social, manter e até mesmo ampliar os serviços e benefícios em favor dos associados, como o novo plano previdenciário SENGE PREV BTG, o convênio com o CCG Saúde, a atualização do parque tecnológico de gestão, novo portal, Livro dos 80 Anos, a realização de eventos, novos programas como Engenheiro Empreendedor e SENGE Solidário, cartilha de Mudanças Climáticas, entre outras realizações. “A reunião de hoje (sábado) amplia ainda mais a responsabilidade da diretoria e dos gestores, considerando estarmos apenas na metade da gestão que lideramos”, concluiu.

Confira as imagens

Ainda no sábado, diretores e convidados participaram da palestra in company do professor e historiador Leandro Karnal, com o tema “Planejamento, estratégia e protagonismo sindical em tempos difíceis”, que reuniu cerca de 160 pessoas no Salão Malbec do Dall’Onder Grande Hotel.

Confira as imagens

No mesmo local, ocorreu o lançamento do novo plano previdenciário SENGE PREV BTG, com a palestra do executivo Guilherme Rodrigues da Arton Advisers e do diretor financeiro do SENGE Luiz Alberto Schreiner.

Confira também: