29/04/2022

2º Encontro Riograndense de Segurança contra Incêndios debate os desafios e avanços na área

Nesta quinta-feira (28) teve início o 2º Encontro Riograndense de Segurança contra Incêndio, evento realizado pelo SENGE-RS com ampla participação presencial e online de profissionais de diversas regiões do Estado e do País.  O evento acontece no auditório do Sindicato e se encerra na tarde desta sexta-feira (29).

A abertura do Encontro contou com a participação do presidente do SENGE-RS, Cezar Henrique Ferreira, da presidente do CREA-RS, Nanci Walter, e do representante do CAU-RS, Fausto Leiria.

Durante uma semana de intensos debates a respeito do Projeto de Lei Complementar 39/2020 propondo alterações na Lei Kiss, em tramitação na Assembleia Legislativa, o Encontro trouxe importantes contribuições técnicas ao tema, bem como debates relevantes para o avanço da área profissional e também para as diretrizes curriculares do ensino da Engenharia de Segurança contra Incêndios.

Autoridade reconhecida internacionalmente por sua contribuição no estudo e pesquisa do tema de segurança contra incêndios, o professor da Universidade de Coimbra e da Universidade Federal de Minas Gerais, Dr. João Paulo Correia Rodrigues, trouxe o tema “Incêndios de Interface Urbano-Florestal “ na quinta-feira, primeiro dia do Encontro.

“Instruções Técnicas, Regulamentação, Análise de Projeto – Estado atual e evolução futura” foi o tema da palestra do tenente coronel Eduardo Estevam Rodrigues, do Corpo de Bombeiros Militar do RS.

O engenheiro civil e de segurança do trabalho, Alexandre Rava de Campos, que também compõe a diretoria do SENGE-RS, tratou sobre “Proteção Contra Incêndio em Atacarejos”; os peritos criminais do IGP, Marcelo Mazzuco e Henrique de Moraes Herrmann falaram sobre a atuação do Instituto na perícia criminal do incêndio do prédio da Secretaria de Segurança Pública do RS; a “investigação de incêndio como aprimoramento da SCIP: além da origem e do objeto causador” foi o tema da palestra do engenheiro civil Rodrigo Almeida Freitas, doutorando na Universidade de Coimbra; o engenheiro eletricista e de Segurança do Trabalho, Gustavo Silva da Rocha, doutorando na Universidade de Coimbra, abordou os incêndios de origem elétrica.

A programação do dia se encerrou com a realização de uma mesa redonda sobre incêndios, suas causas e a regulamentação.

Nesta sexta-feira, o Encontro segue com as palestras do professor da UFMG, Dr. Paulo Gustavo von Krüger; da arquiteta e engenheira de Segurança do Trabalho, Juliana Custódio Dorneles; do pesquisador Antônio Fernando Berto; do professor da Unisinos, Dr. Fabrício Longhi Bolina; do professor da UFSM, Dr. Rogério Cattelan Antocheves de Lima; Dr. Eng. Civil Thiago Brazeiro Carlos; e do engenheiro civil e doutorando na Universidade de Coimbra, João Leal Vivian.

O Encontro se encerra com uma mesa redonda tratando a respeito de diretrizes curriculares para o ensino da Engenharia de Segurança Contra Incêndios.