Gratuito   Palestra   Presencial
07/12/2022

17ª Painéis da Engenharia: COP 27 – A Engenharia no Cenário das Mudanças Climáticas

Realizado por SENGE/RS

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul promove a 17ª edição dos Painéis da Engenharia, com o tema “COP-27: A Engenharia no cenário das mudanças climáticas”. O evento acontece no dia 8 de dezembro, quinta-feira, às 16h, no auditório do SENGE-RS, com inscrições gratuitas e emissão de certificado de participação.

O palestrante convidado desta edição é Felipe Villela, que participou dos debates na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, realizada no Egito. Villela é co-fundador da Fundação reNature, fundação holandesa com projetos em diversos países no mundo no âmbito da agricultura regenerativa.

O painel de debates contará com a presença do engenheiro agrônomo Gervásio Paulus, coordenador do Grupo de Trabalho Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, no âmbito do Conselho Técnico Consultivo do SENGE-RS (CTC), e coordenador do grupo responsável pela elaboração da cartilha “Meio Ambiente e Mudanças Climáticas: conhecer para agir e transformar”, disponível para download gratuito no Portal SENGE.

O evento integra as celebrações do Dia do Engenheiro e tem o apoio da Mútua-RS, Unimed Porto Alegre e Uniodonto.

COP 27 : A Engenharia no Cenário das Mudanças Climáticas

Em 2022, o novo relató​rio do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que analisa as vulnerabilidades, as capacidades e os limites do mundo e da sociedade para se adaptar às mudanças climáticas, foi a pauta entre as conversas principais da COP-27.

Durante a conferência, os países buscaram definir aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris, falar sobre os compromissos que estão sendo trabalhados por eles e dar previsibilidade ao financiamento climático.  Nos 12 dias de evento, os participantes debateram sobre a adaptação climática, mitigação dos gases do efeito estufa – GEE, o impacto climático na questão financeira e a colaboração para conter o aquecimento global.

Diante do contexto apresentado o SENGE traz ao debate como as Engenharias e seus profissionais podem fazer sua contribuição junto a sociedade pública e privada frente aos grandes desafios no cenário mundial.

16º Painéis da Engenharia
COP-27: A Engenharia no cenário das mudanças climáticas

8 de dezembro, 16h, auditório do SENGE-RS

Palestrante: Felipe Villela (co-fundador da Fundação reNature/Holanda)
Mediador: Gervásio Paulus

SOBRE O EVENTO

Dia:  8 de dezembro de 2022.

Horário: 16h.

SENGE-RS (Auditório)

Av. Érico Veríssimo, 960 – Menino Deus – Porto Alegre/RS

Estacionamento gratuito pela Rua Visconde do Herval.

Inscrições abertas até: 08/12/2022