Projeto de aproveitamento das estruturas das fundações pela UERGS é entregue à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia

O projeto foi apresentado pela diretoria do SENGE, que lidera o movimento.

Na última quarta-feira (20), o Sindicato dos Engenheiros entregou ao secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb, o projeto que visa potencializar a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) através da utilização das estruturas das fundações em extinção pelo governo do Estado.

O tema foi tratado durante visita institucional dos diretores do SENGE, João Leal Vivian, Diego Oliz e Carlos Bulhões Mendes ao secretário Lamb e ao secretário adjunto, Fernando Matos. Presentes também o procurador setorial da PGE, Luiz Fernando Krieger, do advogado que presta assessoria jurídica ao SENGE, Pedro Teixeira Mesquita da Costa, e de representante da comissão especial que trata das fundações em extinção.

A proposta de aproveitamento de parte do patrimônio das Fundações, liderada pelo SENGE, tem como objetivo alavancar o desenvolvimento tecnológico, econômico e social de nosso Estado, potencializando e aperfeiçoando as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Neste cenário, todos esses projetos estão conectados com Energia, Agricultura, Meio Ambiente, Infraestrutura, Tecnologia e Inovação. Assim, busca-se a continuidade de serviços de interesse do estado antes disponibilizados pelas Fundações e que podem ser reestruturados em institutos já previstos na lei de criação da UERGS, bem como a solução para questões jurídicas alusivas à extinção dessas estruturas (leia a íntegra da proposta)

Na oportunidade os diretores do Sindicato também apresentaram o projeto do 1º Encontro Gaúcho dos Jovens Engenheiros (ENGAJE), programado para os dias 2 e 3 de agosto na sede do SENGE em Porto Alegre. O encontro é voltado para acadêmicos e recém-formados de todo o RS, com uma intensa programação de palestras, minicursos e a execução de dinâmicas e um hackathon com o foco na cidade de Porto Alegre com o desenvolvimento de propostas para diversos cases envolvendo a engenharia. A programação completa e a abertura das inscrições ocorrerão em breve.

SENGE LIDERA MOVIMENTO PARA REPASSAR À UERGS AS ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES EM EXTINÇÃO

ESTUDO INCORPORA FUNDAÇÕES ESTADUAIS EXTINTAS À UERGS

SENGE NA BANDNEWS: SENGE APRESENTA PROPOSTA PARA FUTURO DAS ESTRUTURAS DAS FUNDAÇÕES ESTADUAIS