SENGE CONVIDA GOVERNADOR PARA REUNIÃO

Iniciativa pretende dar andamento às sugestões apresentadas ao então candidato ao Governo do Estado em 2018.

Visando avançar nas propostas apresentadas a Eduardo Leite em setembro de 2018 ainda na condição de candidato ao Palácio Piratini, o Sindicato formalizou convite ao governador para uma nova rodada de discussão das pautas da Engenharia no Rio Grande do Sul. Em ofício, o SENGE sugere que a reunião ocorra ainda no mês de março, em data a ser confirmada.

Na agenda, os desdobramentos da Pauta Mínima para a Administração do Estado, documento elaborado pelo Sindicato que visa apresentar contribuições técnicas para a gestão pública, sob o ponto de vista da Engenharia, e que contem recomendações para diversas áreas, como saneamento, energia, infraestrutura, agricultura e desenvolvimento rural, pesquisa, mobilidade, entre outros.

Merecerá destaque no encontro a abordagem da proposta de privatizações de empresas públicas como a CEEE, CRM e Sulgás, lançadas pelo então governador José Ivo Sartori e levadas adiante por Eduardo Leite, notadamente a partir dos esforços da nova gestão de aprovar na Assembleia Legislativa emenda à Constituição Estadual que retiraria a obrigatoriedade da realização de um plebiscito para a definição da questão.

O SENGE, através do posicionamento institucional e de seus diretores, defende a realização da consulta plebiscitária, ao entender que cabe à sociedade, na forma da lei, optar pela venda ou não de significativo patrimônio público.

O Sindicato sustenta que o plebiscito abrirá espaço para um amplo debate, onde todos os pontos serão apresentados com precisão, especialmente o papel das empresas no desenvolvimento do Estado, sua viabilidade econômica e a qualidade dos serviços prestados à população, evitando assim que a questão gravite de forma exclusiva no âmbito das dificuldades orçamentárias da administração.