INSCRIÇÕES ABERTAS: ESTUDO DA ENERGIA EÓLICA – VIABILIZAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DO PROJETO

Tendência do novo modelo do setor elétrico e as possibilidades de projetos com as recentes aberturas legais, especialmente para a geração eólica, serão o tema central de mais uma edição do curso Estudo da Energia Eólica – Viabilização Técnica e Econômica do Projeto. Inscreva-se!

Viabilidade de projetos de energia eólica será o foco de mais uma edição do curso Estudo da Energia Eólica – Viabilização Técnica e Econômica do Projeto.  Já na sua 13ª edição, o programa oferece uma visão ampla de projeto, apresentando princípios básicos da geração de energia eólica, capacitando os profissionais a avaliar o potencial eólico por meio de metodologias específicas, além de habilitar o participante a desenvolver estudo de viabilidade técnica e econômico-financeira de projetos.

As aulas são ministradas pelas engenheiras e doutoras Jussara Maria Leite Mattuella e Adriane Prisco Petry, que apresentam, dentre outros conceitos, os aspectos regulatórios processo de inserção da energia eólica na matriz elétrica brasileira, bem como comercialização, ambiente regulado e livre, sistemática leilões e contabilização da energia.

Dra Jussara MattuellaPara a Dra. Jussara Mattuella, as mudanças trazidas com o marco regulatório do setor elétrico evidenciam a necessidade de ampliar a discussão técnica em torno do setor eólico. “Uma delas é a abertura ao mercado livre de energia, possibilitando que até mesmo médias empresas possam rever sua forma de provimento elétrico contemplando modelos renováveis, com economicidade e gestão da energia que consomem. Uma destas fontes, a eólica, tem mostrado possibilidades em todas as proporções de geração”, afirma.

O curso Estudo da Energia Eólica – Viabilização Técnica e Econômica do Projeto é estruturado em 2 módulos: um técnico e outro regulatório e financeiro-econômico, integrando análises de cenários de modelagem de negócio. Com enfoque nos aspectos práticos, agregam-se as visitas técnicas a uma estação de medição e a um parque eólico em operação.

O 13º curso Estudo da Energia Eólica – Viabilização Técnica e Econômica do Projeto é realizado pelo SENGE em parceria com a Fundação de Empresa Escola da UFRGS. As aulas iniciam dia 7 de maio, no SENGE. Conheça o programa completo e inscreva-se.