Para pensar no Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (SENGE-RS) disponibiliza aos profissionais, sócios ou não, homens e mulheres, e internautas em geral, dois artigos de renomados pesquisadores brasileiros, que abordam a condição feminina.

Mulheres engenheiras: adaptação ao universo masculino

Benedito Guilherme Falcão e Marília Gomes de Carvalho

Benedito Guilherme Falcão Farias é Mestre em Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Sob orientação da Professora Dra. Marília Gomes de Carvalho; Psicólogo; Terapeuta Sexual; Professor da FTBP; Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações de Gênero e Tecnologia – GeTec (www.ppgte.cefet.br/genero).

Marília Gomes de Carvalho é Doutora em Antropologia Social, professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia PPGTE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), coordenadora e pesquisadora do GeTec da UTFPR, PhD. em Multiculturalismo pela Compegnie da França. (www.ppgte.cefet.br/genero).

artigo

Mulheres: mais educadas do que eles, mas não mais iguais.

Por Mário Osava

Mario Osava é Jornalista. Trabalha desde 1980 como correspondente da agência Inter Press Service (IPS) no Brasil, cobrindo principalmente temas sociais, ambientais e econômicos. Antes, atuou em desenvolvimento comunitário em São Paulo e foi jornalista em Angola e Portugal.

artigo

No Dia Internacional da Mulher SENGE-RS reúne as profissionais para tratar de cláusulas e benefícios da mulher e da família nas negociações coletivas.