Acordo Coletivo AES Sul: Empresa reconhece o Piso Salarial do engenheiro

Trata-se do primeiro fechado pelo Sindicato diretamente com uma empresa da iniciativa privada, já que até hoje, as negociações restringiam-se ao fechamento de Convenções Coletivas com os patronais.

Na manhã desta sexta-feira (20) o Sindicato dos Engenheiros, representado pelo presidente José Luiz Azambuja e pelo vice-presidente Alexandre Wollmann, e a AES Sul representada pelas Gerentes de RH Carla Felix e Mariana Dias, assinaram um Acordo Coletivo histórico em que a empresa reconhece o Piso Salarial da categoria, agora incluído entre as cláusulas firmadas. Da mesma forma, o Acordo é o primeiro fechado pelo Sindicato diretamente com uma empresa da iniciativa privada, já que até hoje, as negociações restringiam-se ao fechamento de Convenções Coletivas com os patronais.

O vice-presidente do SENGE Alexandre Wollmann, que foi o principal negociador pelo SENGE, destacou o alto nível das negociações levadas a efeito tanto pelos representantes da empresa quanto pelos profissionais representados, “o que deveria servir de exemplo a todas as companhias”. Segundo ele, “um bom acordo beneficia todas as partes, e isso foi seguramente alcançado na AES Sul a partir de hoje”.

O Presidente Azambuja destacou que “a ampliação das negociações coletivas para o setor privado é uma meta que o SENGE persegue há bastante tempo e que esta é uma das ações definidas no planejamento estratégico do Sindicato. O significado deste Acordo é demonstrar para os profissionais e empregadores da iniciativa privada que além de possível, o Acordo Coletivo é o melhor caminho para contornar eventuais dificuldades e assegurar maior tranquilidade para todos os atores do processo”.

O Acordo se apresenta como um passo inicial para o aproveitamento de todas as potencialidades em termos de qualificação profissional, conciliando as demandas da empresa e a expertise do SENGE, e fará parte da agenda marcada para o início de 2014.