Voto
Fórum da Água é realizado no SENGE - 08/05/2019 - 00h00

Fórum da Água é realizado no SENGE


Ocorreu ao longo dessa quarta-feira (08), no Auditório do SENGE, o Fórum da Água, evento que reuniu profissionais e agentes estratégicos à gestão hídrica no Rio Grande do Sul com o objetivo de avaliar o panorama histórico de gestão dos recursos hídricos e o diagnóstico atual de qualidade dos rios gaúchos. A atividade foi realizada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul (AHKRS), com o apoio do SENGE.

Diretora do SENGE, a engenheira Nanci Giugno participou da programação do evento como mediadora e coordenadora da conferência com o tema “Saneamento Básico e Qualidade das águas: O Papel do Setor Público e da Iniciativa Privada”.

A conferência teve a participação dos palestrantes Renato das Chagas, diretor Técnico da FEPAM; Fernando Spilki, professor da Feevale; Corinha Molling, presidente da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (AGESAN-RS) e prefeita de Sapiranga; Demetrius Gonzalez, diretor Geral da AGESAN-RS; e o diretor de Operações da CORSAN, Eduardo Carvalho.

Outro tópico abordado com destaque na programação do evento foi o Rio do Sinos, um dos berços do desenvolvimento da comunidade alemã no Estado e que foi tratado na palestra de abertura do Fórum. Além desse, o evento também contemplou o debate acerca do papel da indústria e a gestão responsável da água, tema abordado na conferência que encerrou a programação.

Durante todo o dia, a discussão da temática foi norteada pela perspectiva da água como um bem ambiental econômico estratégico. Além do debate entre esferas pública e privada na busca de incremento positivo no gerenciamento hídrico, no compartilhamento de cases de sucesso e na difusão de novas tecnologias, o Fórum também teve o objetivo de compilar reivindicações e sugestões angariadas durante a realização do evento, para que sejam encaminhadas ao poder público estadual e federal.